Sobre

Quem Somos

A Bolsa do Voluntariado foi lançada pela ENTRAJUDA em 2006. É um projecto inovador, de âmbito nacional, sem fronteiras, transversal a toda a sociedade e economia que fomenta o exercicio da Cidadania e da Responsabilidade Social.

Tem por objectivo servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir, numa óptica dinâmica, articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.

A Bolsa potencia um "mercado" virtual de voluntariado, dinamiza o encontro de necessidades e vontades. Trata-se de uma ferramenta de gestão e desenvolvimento online em tempo real, que aproveita as qualificações dos voluntários e permite a capacitação das organizações.

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Dados Voluntariado em Portugal Download

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Nós - Testemunhos de Voluntariado. A vida é de quem a dá!

Nós - A vida é de quem a dá é uma edição do IPJ no âmbito do Ano Internacional do Voluntariado que se comemorou em 2001. Este livro contém um conjunto de testemunhos que traduzem a importância do voluntariado jovem na nossa sociedade e que demonstram a importância formativa e a mais valia social que representa esta área da educação não-formal em qualquer sociedade. Por outro lado, através desta obra, faz-se um reconhecimento público a todos os que, de uma forma livre e desinteressada, contribuem para uma cidadania mais activa.

 

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Voluntariado na Empresa-Gestão Eficiente da Participação Cidadã.

Este livro traça um amplo panorama do tema do voluntariado no âmbito empresarial. Mostra quem são os voluntários hoje e o que os move. Trata da responsabilidade social da empresa, analisa o que está por trás desse conceito e como ele se articula com a acção voluntária. Apresenta exemplos de programas de voluntariado empresarial bem estruturados. Debate questões "espinhosas" como voluntariado e o papel do Estado. Traz abordagens inovadoras, como a que descreve o perfil militante do novo voluntário. Mas também é um livro prático que indica caminhos para a construção de programas de voluntariado. Mostra as dificuldades que serão encontradas e como superá-las. Detalha aspectos relacionados com a comunicação, planeamento, gestão. E não foge de temas difíceis como o trabalho voluntário em relação aos direitos trabalhistas.

 

Livro Verde - Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas

O presente Livro Verde visa lançar um amplo debate quanto às formas de promoção pela União Europeia da responsabilidade social das empresas tanto a nível europeu como internacional e, mais especificamente, quanto às possibilidades de explorar ao máximo as experiências existentes, incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras, aumentar a transparência, bem como a fiabilidade da avaliação e da validação. Preconiza ainda uma abordagem baseada em parcerias mais estreitas, de modo a que todas as partes interessadas desempenhem um papel activo.

 

Responsabilidade Social das Empresas: Um contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável

A Comunicação destina-se às instituições europeias, aos Estados-Membros, aos parceiros sociais, bem como às associações empresariais e de consumidores, empresas individuais e outros agentes interessados, na medida em que a estratégia europeia de promoção da RSE só poderá progredir e ser implementada através da sua acção conjunta. A Comissão convida as empresas e seus agentes associados, bem como os parceiros sociais dos países candidatos a aderir a esta iniciativa.

 

Primeiros Passos - Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas

Baseado num documento desenvolvido pelo Instituto Ethos, organização brasileira de inquestionável idoneidade em matéria de Responsabilidade Social Empresarial, adaptado à realidade nacional por um grupo representativo do tecido empresarial português e incorporando sugestões e comentários de mais de duas dezenas de Organizações Governamentais e Não Governamentais, este trabalho não tem outra pretensão senão a que o seu próprio título sugere - ser um guia de primeiros passos. Na sua simplicidade, este guia procura ser uma ferramenta inicial que ajude as empresas a reflectirem quanto às suas práticas sociais, ao seu papel enquanto cidadãs responsáveis e à adopção desses valores nas suas estratégias de gestão.

 

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Guia do Voluntário

A dinamização do processo de desenvolvimento e a qualificação do voluntariado determinou a criação do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, CNPV. Com este propósito foi elaborado o presente Guia que procura identificar como os voluntários podem actuar na sua relação com os grupos alvo, os outros voluntários, os profissionais, as organizações promotoras e a sociedade, em geral.

 

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Como implementar Projectos de Voluntariado Empresarial

O voluntariado empresarial funciona como um grande patrocinador do exercício da cidadania organizacional e social incluindo os voluntários a título pessoal. No processo de criação de um projecto de voluntariado, podem ser envolvidos directamente os colaboradores e/ou indirectamente cidadãos ligados à empresa tais como ex-colaboradores, reformados, familiares.

 

Centros de Voluntários - transformando necessidades em oportunidades de acção

Publicação brasileira do Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária. Movido por uma ética da solidariedade, o voluntário é quem doa tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário. O voluntariado que nasce deste encontro da solidariedade com a cidadania não substitui o Estado nem se choca com o trabalho remunerado mas exprime, isso sim, a capacidade da sociedade assumir responsabilidades e de agir por si mesma.