- Os Voluntários: O voluntário é uma pessoa livre, desinteressada e responsável, que se compromete a colaborar de forma regular no atendimento telefónico, de acordo com as suas aptidões, durante o seu tempo livre e respeitando as normas do Centro SOS-Voz Amiga e do IFOTES. O voluntário tem consciência que é essencial saber escutar o apelante. Escutar com atenção, compreensão e respeito. Escutar, criando empatia e sendo solidário com o outro, ajudando-o a ganhar confiança em si próprio. O serviço telefónico prestado pelo Centro SOS-Voz Amiga é realizado por cidadãos de boa vontade, que se organizam solidariamente com a finalidade única e exclusiva de ajudarem os apelantes. - Formação: A formação dos voluntários realiza-se num contexto de troca de experiências, destinada a ajudar cada candidato a tomar consciência do seu potencial de ajuda e dos seus limites. Parte-se do princípio de que todas as pessoas têm capacidade de ajudar, modelados pelas suas experiências de vida. Torna-se necessário separar o que é do próprio e o que é do outro; ter a noção de que “os sapatos que nos servem não servem ao vizinho”; ter a consciência também das nossas áreas de dificuldade, das situações que nos inquietam e em que ficamos menos disponíveis para ajudar. Com este objectivo e com o enquadramento de profissionais da área da Saúde Mental os voluntários sujeitam-se a uma selecção e formação iniciais e mantêm uma formação e apoio técnico continuados. Para ser voluntário do SOS-Voz Amiga é necessário estar motivado para ajudar exclusivamente ao telefone, sem identificar o apelante e sem se dar a conhecer, estar em equilíbrio emocional, saber escutar e acompanhar o outro na viagem dele, sem comportamentos directivos, sem pressões de qualquer tipo, sendo autónomo e respeitando a autonomia do outro. - Selecção: O processo de selecção começa por uma fase de auto-selecção, destinada a conciliar as expectativas do candidato com o que lhe é dito sobre o serviço; de seguida, realiza-se uma entrevista individual. Caso seja chamado, inicia-se um processo de formação de presença obrigatória onde haverá oportunidade de avaliar o ajustamento entre o que o candidato apresenta e aquilo que são as necessidades e as características do serviço. A avaliação não se dirige à pessoa do candidato, mas sim à adequação entre o desejo e a motivação para ser voluntário e as exigências do trabalho. - Exercício da Função: Os voluntários assumem a responsabilidade por um serviço público, comprometendo-se a cumprir um mínimo de 3 turnos, num total de 12 horas mensais, em horário variável, e a assistir a 3 reuniões semanais em que se discutem com os técnicos e os restantes voluntários as dificuldades referentes às chamadas. O Centro SOS Voz Amiga funciona todos os dias das 16h00 às 24h00. Como o sofrimento não tem horas marcadas, tem sido um objectivo assegurar a disponibilidade do serviço 24 horas por dia. Este objectivo nunca foi alcançado. Porém, continuamos a prosseguir esse objectivo e por isso contamos consigo para se candidatar a voluntário do SOS Voz Amiga. Seja Voluntário nesta causa...
Health, Social Solidarity
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