A ATACA procura uma pessoa para realizar uma missão de voluntariado de 6 meses na Guiné-Bissau a partir em outubro de 2022 e de 1 ano em Moçambique a partir em 2023.
O/a voluntário/a deve ser uma pessoa motivada para colaborar com projetos sociais, capaz de trabalhar sozinha, com autonomia e revelar iniciativa e capacidade para gerir o seu tempo, cumprindo o cronograma estabelecido. Uma vez que estará sempre em articulação com a sede em Portugal, deverá ter perfil para trabalhar em equipa à distância e seguir orientações, bem como para fazer sugestões e ajudar a construir e moldar os projetos às necessidades e caraterísticas das comunidades com as quais a ATACA trabalha. Pelo contexto do trabalho a realizar e por a missão decorrer num país com condições de vida muito diferentes de Portugal, a resiliência, a tolerância e a capacidade de adaptação a hábitos e culturas diferentes são características que facilitarão o dia-a-dia do/a voluntário/a em Moçambique.
Para saber mais sobre os projetos da ATACA, poderá consultar o site www.ataca.org.
As funções a desempenhar ao longo da missão de voluntariado passam pela representação institucional da ATACA junto dos parceiros, a coordenação operacional dos projetos existentes no terreno (em articulação com a sede em Portugal), a coordenação da ligação entre crianças e jovens apoiados e os seus tutores, o acompanhamento dos alunos bolseiros e instituições de ensino parceiras, a gestão e formação de colaboradores ou voluntários locais, a identificação de necessidades no terreno, entre outras.
As despesas são cobertas pela ATACA, mas o trabalho não é remunerado, sendo realizado a título de voluntariado.
Education, International Volunteering
Children and youth, Children and young people at risk