A Bolsa do Voluntariado foi lançada pela ENTRAJUDA em 2006. É um projeto inovador, de âmbito nacional, sem fronteiras, transversal a toda a sociedade e economia que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social.
Tem por objetivo servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir, numa ótica dinâmica, articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.
A Bolsa potencia um “mercado” virtual de voluntariado, dinamiza o encontro de necessidades e vontades. Trata-se de uma ferramenta de gestão e desenvolvimento online em tempo real, que aproveita as qualificações dos voluntários e permite a capacitação das organizações.
A dinamização do processo de desenvolvimento e a qualificação do voluntariado determinou a criação do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, CNPV. Com este propósito foi elaborado o presente Guia que procura identificar como os voluntários podem actuar na sua relação com os grupos alvo, os outros voluntários, os profissionais, as organizações promotoras e a sociedade, em geral.
O voluntariado empresarial funciona como um grande patrocinador do exercício da cidadania organizacional e social incluindo os voluntários a título pessoal. No processo de criação de um projecto de voluntariado, podem ser envolvidos directamente os colaboradores e/ou indirectamente cidadãos ligados à empresa tais como ex-colaboradores, reformados, familiares.