Através de um diálogo que se espera construtivo e assente em princípios como a disponibilidade e o respeito por quem efetua as chamadas, ouvindo cada conversa com atenção, compreensão e empatia e sem preconceitos, mantendo o anonimato de quem telefona e de quem atende e a confidencialidade e o respeito pelas histórias reveladas, procura-se estimular a autonomia e autoconfiança de quem se encontra do outro lado do telefone. O atendimento deste serviço é assegurado durante todo o ano, por uma equipa de voluntários, com idade igual ou superior a 25 anos, de diferentes estratos sociais, culturais, profissionais que, sem qualquer remuneração, se disponibilizam para prestar um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional, dedicando o seu tempo livre a ajudar o próximo e contribuindo para uma sociedade mais solidária e socialmente coesa e consciente. O atendimento é efetuado nas residências de cada Voluntário, com o consequente reencaminhamento de chamadas para os seus telefones, durante todos os dias do ano, no horário compreendido entre as 15h e as 22h, sendo a escala de voluntários organizada por turnos de três horas e meia: Das 15h00 às 18h30 (1.º turno); Das 18h30 às 22h00 (2.º turno). Os Voluntários deverão possuir disponibilidade para efetuarem, mensalmente, quatro turnos.
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