A gestão dos beneficiários envolve a administração das relações com os parceiros da rede social local e com as famílias beneficiárias diretas do núcleo local, sempre com transparência, empatia e rigor, para assegurar o melhor serviço e apoio possível à comunidade local. No que diz respeito à Rede Social Local, é importante articular com outras instituições ativas na rede de apoio social local e, sempre que possível, com a colaboração de um assistente social, aproveitando as competências dos parceiros para complementar o trabalho da Refood. Para o serviço de apoio alimentar direto, é necessário identificar, receber, entrevistar, orientar e inserir no sistema de distribuição de alimentos as famílias e pessoas com necessidades alimentares, conforme a capacidade do Núcleo Local. Embora este processo seja inevitavelmente burocrático, não deve impedir o atendimento imediato a todos aqueles que se apresentam no Núcleo Local com fome, durante o processo de regularização. O acompanhamento dos beneficiários deve incluir a gestão do registo, controlo, comunicação e monitoramento de todos os beneficiários para melhor servi-los, com a abertura de recomendar outros serviços ou recursos mais adequados e disponíveis na rede social local para melhorar a qualidade de vida de cada beneficiário. A gestão deve ser interligada, o que implica articular com os parceiros da Rede de Apoio Social Local, com os gestores da Equipa de Gestão de Turnos e com os gestores das outras áreas indicadas. Também deve haver coordenação com a Equipa Executiva de Gestão de Beneficiários & Parceiros de Apoio do Núcleo Nacional, sempre que a situação justificar.
Social Solidarity
Adults, Family and community at large, Homeless people