A comunicação desempenha um papel fundamental na promoção e gestão eficaz e harmoniosa do Núcleo Local, tanto internamente quanto externamente. Internamente, é essencial promover uma boa e produtiva comunicação entre gestores e voluntários. Isso deve ocorrer nos fóruns formais, como reuniões e suas atas, nos fóruns operacionais, como plataformas e centros de operações, e também nos fóruns informais, que envolvem interações e articulações interpessoais diárias. Garantir que os canais de comunicação estejam sempre abertos ajuda a minimizar a possibilidade de conflitos resultantes de falhas na comunicação. Externamente, a comunicação deve ser conduzida através das redes sociais e campanhas pontuais de maneira inclusiva e positiva. O foco deve estar em convidar a participação, destacar o trabalho de resgate, a preparação e distribuição dos alimentos com alegria, e expressar a gratidão sentida em cada momento e com cada parceiro. A gestão da comunicação deve ser interligada, o que significa que é necessário articular com as outras áreas de gestão conforme suas necessidades de apoio em comunicação, bem como com as áreas envolvidas em eventos ou campanhas. A coordenação com a Equipa Executiva de Gestão de Comunicação do Núcleo Nacional também deve ser realizada sempre que a situação exigir.
Social Solidarity
Adults, Family and community at large, Homeless people