Oportunidades de Voluntariado

PROFESSOR DE MÚSICA ONLINE

Academia dos Mais Adultos

Oportunidades da Organização

Descrição

O projeto AMA - Academia dos Mais Adultos. A AMA é uma Universidade Sénior que consiste numa resposta social integrada no Centro Sócio Cultural Polivalente S. Martinho (CSCPSM), Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública (Diário da República III Série de 09/12/1999), e que tem como principal finalidade dinamizar atividades sociais, culturais e educacionais. Esta resposta social integra-se nos fins da instituição “prestar serviços e iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades”.

Este projeto, AMA, tem como objetivos a promoção da longevidade, da qualidade de vida, do envelhecimento ativo, a prevenção da solidão e a criação de redes de suporte social profícuas que envolvam processos sócio afetivos e de tarefa, entre outros.

A aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente nas universidades séniores, foi oficialmente reconhecida pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2016 que sublinha as políticas de envelhecimento ativo baseadas nos princípios da independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização, sendo cada vez mais assumidas como direitos universais.

Face à crise suscitada pela COVID -19 e notando as evidentes alterações que se fazem sentir no paradigma atual da comunicação e ensino, a AMA assume, assim, um formato 100% online, assegurando o afastamento social presencial recomendado pelas normas da Direção Geral de Saúde, e, ao mesmo tempo, diminuindo o sentimento de isolamento que este afastamento imprime ao quotidiano sénior. O projeto formativo pretende promover o convívio social diário, contribuindo, também, para a proteção dos grupos de risco.

O professor participa ao longo de um semestre na promoção de uma aula online semanal, de 50min lecionando temáticas relacionadas com a disciplina de música - podendo as aulas ser teóricas, práticas, temáticas, se assim o professor o entendessem. A organização da aula evidentemente ficaria a cargo do professor envolvido, tendo o professor total liberdade na exploração das sessões.

Áreas de Actuação

Educação, Solidariedade Social

Apoio Prestado

Pessoas idosas

Características

País
Portugal
Distrito
Coimbra
Concelho
Coimbra
Freguesia
São Martinho do Bispo
Função
Professor de Música Online
Modo de execução
Remoto
Número de vagas
1
Tipo de Compromisso
Semanal
Número de horas
1
Data de início
10/01/2022
Data de fim
06/06/2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável