O projeto AMA - Academia dos Mais Adultos é uma Universidade Sénior que consiste numa resposta social integrada no Centro Sócio Cultural Polivalente S. Martinho (CSCPSM), IPSS, e que tem como principal finalidade dinamizar atividades sociais, culturais e educacionais. Esta resposta social integra-se nos fins da instituição “prestar serviços e iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades”.
Este projeto, AMA, tem como objetivos a promoção da longevidade, da qualidade de vida, do envelhecimento ativo, a prevenção da solidão e a criação de redes de suporte social profícuas que envolvam processos sócio afetivos e de tarefa, entre outros.
A aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente nas universidades séniores, foi oficialmente reconhecida pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2016 que sublinha as políticas de envelhecimento ativo baseadas nos princípios da independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização, sendo cada vez mais assumidas como direitos universais.
Face à crise suscitada pela COVID -19 e notando as evidentes alterações que se fazem sentir no paradigma atual da comunicação e ensino, a AMA assume, assim, um formato 100% online, assegurando o afastamento social presencial recomendado pelas normas da Direção Geral de Saúde, e, ao mesmo tempo, diminuindo o sentimento de isolamento que este afastamento imprime ao quotidiano sénior. O projeto formativo pretende promover o convívio social diário, contribuindo, também, para a proteção dos grupos de risco.
O professor participa ao longo de um semestre na promoção de uma aula online semanal, de 50min lecionando temáticas relacionadas com a disciplina de música - podendo as aulas ser teóricas, práticas, temáticas, se assim o professor o entendessem. A organização da aula evidentemente ficaria a cargo do professor envolvido, tendo o professor total liberdade na exploração das sessões.
Education, Social Solidarity
Old people