Volunteer opportunities
Institution Opportunities

Description

- Os Voluntários: O voluntário é uma pessoa livre, desinteressada e responsável, que se compromete a colaborar de forma regular no atendimento telefónico, de acordo com as suas aptidões, durante o seu tempo livre e respeitando as normas do Centro SOS-Voz Amiga e do IFOTES. O voluntário tem consciência que é essencial saber escutar o apelante. Escutar com atenção, compreensão e respeito. Escutar, criando empatia e sendo solidário com o outro, ajudando-o a ganhar confiança em si próprio. O serviço telefónico prestado pelo Centro SOS-Voz Amiga é realizado por cidadãos de boa vontade, que se organizam solidariamente com a finalidade única e exclusiva de ajudarem os apelantes. - Formação: A formação dos voluntários realiza-se num contexto de troca de experiências, destinada a ajudar cada candidato a tomar consciência do seu potencial de ajuda e dos seus limites. Parte-se do princípio de que todas as pessoas têm capacidade de ajudar, modelados pelas suas experiências de vida. Torna-se necessário separar o que é do próprio e o que é do outro; ter a noção de que “os sapatos que nos servem não servem ao vizinho”; ter a consciência também das nossas áreas de dificuldade, das situações que nos inquietam e em que ficamos menos disponíveis para ajudar. Com este objectivo e com o enquadramento de profissionais da área da Saúde Mental os voluntários sujeitam-se a uma selecção e formação iniciais e mantêm uma formação e apoio técnico continuados. Para ser voluntário do SOS-Voz Amiga é necessário estar motivado para ajudar exclusivamente ao telefone, sem identificar o apelante e sem se dar a conhecer, estar em equilíbrio emocional, saber escutar e acompanhar o outro na viagem dele, sem comportamentos directivos, sem pressões de qualquer tipo, sendo autónomo e respeitando a autonomia do outro. - Selecção: O processo de selecção começa por uma fase de auto-selecção, destinada a conciliar as expectativas do candidato com o que lhe é dito sobre o serviço; de seguida, realiza-se uma entrevista individual. Caso seja chamado, inicia-se um processo de formação de presença obrigatória onde haverá oportunidade de avaliar o ajustamento entre o que o candidato apresenta e aquilo que são as necessidades e as características do serviço. A avaliação não se dirige à pessoa do candidato, mas sim à adequação entre o desejo e a motivação para ser voluntário e as exigências do trabalho. - Exercício da Função: Os voluntários assumem a responsabilidade por um serviço público, comprometendo-se a cumprir um mínimo de 3 turnos, num total de 12 horas mensais, em horário variável, e a assistir a 3 reuniões semanais em que se discutem com os técnicos e os restantes voluntários as dificuldades referentes às chamadas. O Centro SOS Voz Amiga funciona todos os dias das 16h00 às 24h00. Como o sofrimento não tem horas marcadas, tem sido um objectivo assegurar a disponibilidade do serviço 24 horas por dia. Este objectivo nunca foi alcançado. Porém, continuamos a prosseguir esse objectivo e por isso contamos consigo para se candidatar a voluntário do SOS Voz Amiga. Seja Voluntário nesta causa...

Collaboration Areas

Health, Social Solidarity

Target Groups

Indifferent

Features

Country
Portugal
District
Lisboa
County
Lisboa
Parish
Occupation
VOLUNTÁRIO
Attendance type
Vacancies
50
Compromisse type
Hours
4
Start Date
04/03/2016
End Date
15/05/2016
Enrollment end date
Sustainable Development Goals