O Festival Internacional de Música de Setúbal (FIMS) foi criado em 2010/11 como uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a fundação britânica Helen Hamlyn Trust, uma instituição que apoia a educação, a cultura e a inclusão social com um foco especialmente direcionado para a comunidade jovem.
Em 2012, foi criada uma associação cultural para representar legalmente o Festival, independente da Câmara Municipal e do Helen Hamlyn Trust, nela, estão representadas a comunidade e as parcerias artísticas e sociais locais.
O ponto de partida do FMS, foi um processo de colaboração com diversas instituições/ associações públicas e privadas da cidade, para a realização de projetos educativos e de participação, dirigidos sobretudo às crianças e jovens da região: “oficinas” de técnicas de percussão e de escrita criativa de canções decorrem durante os vários meses que antecedem cada edição do Festival, que se realiza geralmente no final de maio.
As apresentações públicas/ espetáculos no decurso do Festival, envolvem concertos de artistas visitantes de classe mundial, tanto nacionais como estrangeiros, a par da apresentação de diversos grupos locais de crianças e jovens. A atividade inicial das oficinas, lideradas por formadores/ músicos portugueses, foi mantida em cada ano e hoje atrai mais de 1.500 jovens participantes, provenientes de toda a comunidade.
lém da Câmara Municipal e do Helen Hamlyn Trust, também a Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, se tornou parceira destes dois projetos bem como o BPI Fundação La Caixa, através do Prémio BPI Capacitar.
Os objetivos fundamentais do Festival de Música de Setúbal mantiveram-se inalterados desde a sua criação, e estão intimamente ligados aos planos da cidade para a sua reabilitação social, económica e arquitetónica, planos esses que vêm a cultura, e especialmente a música, como uma componente chave para o sucesso.
Nessa perspetiva, uma abordagem de desenvolvimento e de longo prazo foi desde sempre essencial: esta iniciativa é mais do que um “festival”. Ao começar no seio da comunidade local, respondendo às suas necessidades e, especialmente, às das crianças e jovens, temos sido capazes de lançar as bases adequadas sobre as quais podemos construir.
Em 2021 o Festival de Música mereceu o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Citizenship, Culture and Arts, Social Solidarity
Children and youth, Children and young people with disabilities, Children and young people at risk, Family and community at large