Environment, Culture and Arts, Education, Social Solidarity, International Volunteering, Others
Associação Cabeço Santo (ACS) tem estatuto de Equiparada a ONGA Nº de Registo - 226/E com conhecimentos, experiência de práticas ambientais. Lidamos com a preservação e restauração ecológica das paisagens de floresta nativa, em prol da saúde do solo, da água e da resiliência dos ecossistemas. Fazemos ações de controlo e remoção de espécies de flora invasora/exótica e salvaguarda da flora e fauna para a biodiversidade e para a permanência dos biomas nativos.
As nossas atividades regulares de voluntariado assentam na promoção da regeneração natural, eliminação de espécies invasoras, na sementeira e plantação de espécies autóctones e na sinalização de percursos pedestres para a descoberta de habitats nativos. A nossa criação em dezembro de 2019 deu continuidade e ampliou o Projeto Cabeço Santo, de 13 anos, com uma área potencial de 130 hectares. A sede está localizada no Feridouro, um pequeno lugar na União de freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, concelho de Águeda, numa zona de baixa densidade populacional e bastante afetada pelo abandono rural.
Através de diversas iniciativas, como a reativação de trilhos pedestres, promoção de eventos de sensibilização/educação e ações no terreno, a ACS tem também como missão a dinamização da economia e população local. No início de 2023 foi nos atribuído pela Agência Nacional ERASMUS+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade o Selo de Qualidade de Entidade Líder e de Acolhimento.”
Environment, Culture and Arts, Education, Social Solidarity, International Volunteering, Others
Indifferent